Notas Importantes Sobre o HyperServer
Existem diferenças entre o modelo clássico de aplicação uniGUI e o HyperServer. A maior diferença é que o HyperServer é um modelo multiprocessos em comparação com o modelo de processo único de uma aplicação uniGUI convencional. Com o HyperServer vários Nodes, que na verdade são instâncias da sua aplicação, irão executar concorrentemente.
Pastas de Cache e arquivos de Log
Cada Node criará suas próprias pastas de cache globais e privadas. Cada Node também criará um arquivo de log privado que será visível para esse Node.
Sessões
Outra diferença importante em relação ao modelo clássico é que no modelo clássico sua aplicação pode acessar todos os objetos de sessão disponíveis, enquanto no HyperServer cada Node só pode acessar sessões que são criadas por esse Node específico. Cada Node mantém um conjunto de sessões isoladas das demais Nodes.
Se você precisar consultar todas as sessões, use um método externo, como salvar informações de sessão em uma tabela de banco de dados. Por exemplo, crie uma linha em uma tabela quando uma sessão for criada e remova-a quando a sessão for liberada.
Outras Pastas Especiais
Nodes têm suas próprias pastas de cache privadas, mas usam caminhos comuns para FilesFolder e TempFolder. Como essas pastas são usadas como somente leitura, isso não deve representar um problema para os Nodes uniGUI. Em geral, você deve criar arquivos e pastas apenas nas pastas de Cache e usar FilesFolder e TempFolder como pastas somente leitura.
Anti-vírus e Outros Softwares de Proteção
Alguns softwares de proteção (como produtos anti-vírus) podem interceptar a comunicação HTTP e tentar filtrá-la. Isso pode interferir com o canal de transporte HTTP usado para comunicar entre Nodes e HyperServer. Há relatos de que o anti-vírus ESET pode filtrar a comunicação do HyperServer e impedir o funcionamento adequado.
É importante garantir que nenhum desses softwares esteja interferindo com os canais HTTP internos usados pelo HyperServer. Não é recomendado instalar esse tipo de software de proteção em um servidor de produção. Se você precisar de um software de proteção, prefira soluções projetadas especificamente para funcionar em sistemas operacionais de servidor.
Firewalls
Porque o uniGUI HyperServer depende internamente da comunicação HTTP, certifique-se de que nem os Nodes nem o HyperServer estejam bloqueados pelo firewall.
Versão do Node e Versão do HyperServer
A partir da versão 1.50.0.1480 do uniGUI e do HyperServer, é possível misturar Nodes compilados com diferentes versões do uniGUI, desde que todos sejam compilados com uma versão do uniGUI maior que 1.50.0.1480. Você pode reconhecer a versão do HyperServer abrindo o Server Monitor.

Você também pode reconhecer informações da versão do Node a partir do painel de controle do HyperServer.

No exemplo acima a versão da aplicação do Node é 1.2.0.19, foi compilada com a versão do uniGUI 1.50.0.1480 e a versão do Ext JS usada é 6.5.3. (A versão da aplicação do Node é irrelevante para este tópico.)
Você poderá usar Nodes compilados com a versão do uniGUI 1.50.0.1480 ou superior com o HyperServer versão 1.50.0.1480 ou posterior. Esta regra permanece válida até que haja uma mudança incompatível no protocolo de transporte, novos canais de transporte ou outras mudanças importantes no HyperServer que o tornem incompatível com versões anteriores de Node. Quando ocorrer tal mudança incompatível, ela será anunciada no changelog ou nas notas de lançamento do uniGUI.
Importante ao misturar versões do uniGUI nos Nodes
Se você estiver usando caminhos personalizados para ExtRoot e UniRoot, evite usar caminhos com números de versão absolutos.
Por exemplo, se seus arquivos ExtJS estiverem localizados na pasta C:\myroot\, em vez de usar números de versão absolutos, como:
C:\myroot\ext-6.5.3\
você deve seguir a notação de nomes do uniGUI para números de versão:
C:\myroot[ext]\
As pastas relacionadas ao seu arquivo CFG do HyperServer devem ficar assim:
ext_root=c:\myroot\[ext]\ uni_root=c:\myroot\[uni]\ uni_packages_root=c:\myroot\[unipack]\
Siga também as mesmas regras ao ajustar caminhos na sua aplicação Node. Consulte a seção Ajustando Caminhos para mais detalhes: https://unigui.com/doc/online_help/adjusting_paths.htm
Estas instruções só se aplicam quando você estiver usando caminhos personalizados para bibliotecas de runtime. Se você estiver usando o uniGUI Runtime Installer para implantar as bibliotecas de runtime, não há necessidade de modificar os caminhos padrão.