Escolhendo o Método de Implantação
Neste servidor haverá várias aplicações que utilizam o recurso WebSockets. Decidimos que a melhor maneira de lidar com todas essas aplicações web habilitadas para WebSockets é Usar um Servidor WebSockets Dedicado. Deste modo, um único servidor será usado para atender a todas as requisições WebSocket. Só precisamos definir um ponto de entrada para nosso servidor para conexões WebSocket. Isso simplificará a configuração e a implantação. Especialmente se você precisar de uma conexão segura com seu servidor, será muito mais fácil configurar SSL para um único servidor WebSockets em vez de configurá-lo para várias instâncias HyperServer ou de aplicação única.
Nosso FMSoft Customer Portal usa uma conexão segura com nosso servidor, então nosso servidor WebSockets também deve suportar conexões WebSocket seguras (wss). Em nosso cenário usaremos portas padrão, 80 para http (ws) e 443 para https (wss). Isso significa que precisamos dedicar um endereço IP secundário para nosso servidor WebSockets. Como já mencionamos, nosso servidor web já possui três IPs globais dedicados, então isso não será um problema. Como nosso servidor WebSockets ficará vinculado a um IP diferente, precisamos escolher um novo domínio ou subdomínio para ele, pois certificados SSL podem ser emitidos apenas para domínios. Se você já possui um certificado SSL para domínio inteiro, pode reutilizá-lo. Por exemplo, se o nome do seu domínio for mysite.com e seu certificado SSL suportar wildcard, então você pode atribuir um subdomínio como ws.mysite.com à sua configuração; caso contrário, será necessário emitir um novo certificado para ws.mysite.com.
No nosso caso, nosso certificado SSL não suporta wildcard, então precisamos emitir um novo certificado para nosso domínio WebSockets. Já usamos um domínio chamado fmsoft.net, portanto usaremos um novo subdomínio socket.fmsoft.net para esse fim. Não há necessidade de comprar esse subdomínio porque subdomínios estão incluídos no domínio principal. Tudo o que precisamos é mapear esse subdomínio para o endereço IP correto nas configurações do servidor DNS relacionado. Entretanto, um novo certificado deve ser emitido para esse subdomínio, pois nosso certificado principal não inclui um wildcard.