Opções de Implantação

uniGUI suporta todas as principais opções de implantação disponíveis para a plataforma Windows.

1

Standalone Server

O método mais simples de implantação é Standalone Serverarrow-up-right. Nesse modo, o servidor de aplicação é executado diretamente como um aplicativo de desktop. Também é o modo usado para depurar a aplicação. Após executar o executável da aplicação, ele minimizará para o ícone da bandeja e ficará em execução até ser encerrado manualmente pelo usuário. Veja a imagem abaixo:

uniGUI Standalone Server

Uma aplicação standalone pode ser acessada pelo navegador simplesmente digitando:

http://localhost:8077

Onde 8077 é o número de porta dedicado ao qual sua aplicação está vinculada (porta de escuta). Ele pode ser facilmente modificado no ServerModulearrow-up-right.

O modo Standalone é recomendado apenas para fins de depuração. Como ele é executado como um aplicativo de desktop, será encerrado assim que o usuário atual fizer logoff. Além disso, não iniciará automaticamente após uma reinicialização. Quando seu aplicativo é executado em modo de depuração, você pode definir pontos de interrupção, pausar, ir para o cursor e usar todos os outros recursos avançados de depuração do IDE do Delphi para depurar sua aplicação, assim como qualquer outro aplicativo VCL. Esse método não é recomendado para ambientes de produção, pois não é executado automaticamente quando o SO reinicia e pode ser facilmente encerrado por intervenção não autorizada do usuário.

2

Windows Service

Outro método de implantação é Windows Servicearrow-up-right. Ao criar uma aplicação uniGUI Windows Service, você pode implantar sua aplicação como um aplicativo Windows Service padrão. Esse método é um dos preferidos para ambientes de produção. Windows Services serão executados automaticamente cada vez que o sistema reiniciar, garantindo a disponibilidade esperada de uma aplicação Web.

Uma aplicação Windows Service pode ser acessada de um navegador como um servidor Standalone descrito acima, o que significa que cada aplicação Windows Service requer uma porta dedicada.

3

ISAPI Module

A última opção de implantação disponível é ISAPI Modulearrow-up-right. Essa tecnologia foi introduzida pelo servidor Microsoft IIS e é baseada na tecnologia DLL do Windows. Outros servidores web, como o Apache, também suportam o carregamento de módulos ISAPI.

Módulos ISAPI diferem das opções anteriores em muitos aspectos. Mais importante, eles não contêm um servidor web embutido ao contrário do Standalone Server e do Windows Service. No modo ISAPI, o servidor IIS é o servidor HTTP e o módulo ISAPI executa suas requisições. Você pode criar uma aplicação módulo ISAPI usando os Wizards do uniGUI no IDE do Delphi. Compilar uma aplicação uniGUI ISAPI irá gerar um arquivo DLL em vez de um arquivo EXE. Esse arquivo DLL deve ser implantado no servidor IIS (descrito em detalhe na seção ISAPI Modulearrow-up-right sob Web Deploymentarrow-up-right seção).

uniGUI DLLs suportam todas as versões do IIS a partir de IIS 5.1arrow-up-right. Módulos ISAPI dão aos desenvolvedores a liberdade de implantar muitos módulos no mesmo servidor sem precisar de uma porta diferente para cada aplicação. Eles também herdam os benefícios de todos os recursos avançados de segurança disponíveis no Microsoft IIS.

Executar uma aplicação ISAPI é tão simples quanto abrir a seguinte URL em seu navegador:

http://localhost/appdir/app.dll

Se você tiver múltiplas aplicações na mesma pasta, pode chamá-las especificando um nome de DLL diferente:

http://localhost/appdir/app.dll

http://localhost/appdir/app2.dll

http://localhost/appdir/appaccount.dll